ARIRI - 10
Nada como um dia após o outro!.

Ás 5h30, com o amanhecer do dia, os trabalhos foram retomados.
Enquanto uma equipe fazia a vistoria do local, que se mostrou
mais simpático e mais fácil de ser transposto a luz do dia, outra equipe tentava
consertar o guincho do Tatu, que começava a dar problemas também, e apesar do esforço
de todos, não foi possível consertá-lo pois a avaria era nas engrenagens do guincho que
não suportou o esforço excessivo. A soma de guinchos quebrados e tração dianteira
avariada era realmente preocupante. |
Mas felizmente não tardou a solução.
O Lú teve uma excelente idéia (surpreendente de tão simples que era): pegar o cardã
dianteiro do Jeep do Nicolai, que já havia passado pelo sufoco e teria condições de
continuar sem o mesmo, pois estava com o diferencial traseiro blocado, e colocá-lo no
Jeep do Tatu. O jipinho nasceu de novo, começando a passar sem problemas por todos os
obstáculos. O Sérgio e o Luís que vinham logo atrás, passaram sem problemas pelo
local, sendo somente auxiliados pelo guincho na passagem pela vala.


Às 9 hs chegamos ao que parecia ser o final da trilha: uma pequena
fazenda. Ali fomos informados pelo Sr. Henrique, proprietário do local, que havia mais um
pequeno trecho a ser vencido. O Sr. Henrique também nos contou que a trilha não mais
deveria ser usada pelos jipeiros, devido à uma autorização governamental para um
trabalho de perenização, visando a melhoria da estrada para os moradores locais.
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Reprodução do documento apresentado pelo Sr. Henrique
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE
COORDENADORIA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA AMBIENTAL
INSTITUTO FLORESTAL
C.P. 1322 01059-970 São Paulo Brasil Fone: 952-8555 Fax (011) 204-8067 Telex (011)22877 SACR BR
Ofício PEJ 59/96
São Paulo, 20 de novembro de 1996.
Prezada Senhora,
Do ponto de vista da legislação incidente na área, a proposta de
perenização da estrada de ligação dos bairros Taquari e Santa Maria foi considerada
satisfatória. No sentido de contribuir com essa prefeitura para a viabilização da
referida proposta, no entanto, sugerimos que seja contactado o IPT como assessoria
técnica através do Programa de Apoio Técnico aos Municípios PATEM da Secretaria
de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e como fonte de recursos, a Defesa
Civil Estadual CEDEC (conforme informações dos autos em anexo).
Em função dos riscos potenciais de degradação do Parque Estadual de
Jacupiranga, gerados pela melhoria de trafegabilidade desta estrada, faz-se necessária a
adoção das seguintes medidas por parte dessa Prefeitura e comunidade local:
- obstrução do trecho após a escola do bairro Santa Maria, sentido
Paraná, com a construção de valetas e barreiras, impedindo a circulação de veículos,
pois encontra-se embargado judicialmente. o acesso devera ser impedido e a passagem
destinada a pedestres, exclusivamente.;
- cessão de funcionários por parte da prefeitura que atuarão sob a
supervisão da administração e equipe técnica do PEJ na realização de obras de
infraestrutura do parque na região com guarita, portal e placas; orientação a
comunidade/publico em geral e fiscalização;
- controle do uso da estrada;
- cadastramento da ocupação humana do bairro no interior do parque.
Neste sentido, colocamo-nos a disposição para a formalização de um
Termo de Compromisso a ser assumido por essa prefeitura e a comunidade do local,
viabilizando tanto a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas quanto a
conservação do Parque Estadual de Jacupiranga e o inicio de sua
implantação em Cananéia.
Aguardando a manifestação de Vossa Excelência.
Cordialmente,
Oswaldo Porto Ferreira
Diretor Geral
R.G. 3.414.539
Excelentíssimo Senhor
MARCELO "BIMBO" DOS SANTOS OLIVEIRA ROSA
MD. Prefeito de
Cananéia-SP
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