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ARIRI - 10

Nada como um dia após o outro!.

ariri148.jpg (63726 bytes)Ás 5h30, com o amanhecer do dia, os trabalhos foram retomados.

Enquanto uma equipe fazia a vistoria do local, que se mostrou mais simpático e mais fácil de ser transposto a luz do dia, outra equipe tentava consertar o guincho do Tatu, que começava a dar problemas também, e apesar do esforço de todos, não foi possível consertá-lo pois a avaria era nas engrenagens do guincho que não suportou o esforço excessivo. A soma de guinchos quebrados e tração dianteira avariada era realmente preocupante.

ariri152.jpg (63145 bytes)Mas felizmente não tardou a solução. O Lú teve uma excelente idéia (surpreendente de tão simples que era): pegar o cardã dianteiro do Jeep do Nicolai, que já havia passado pelo sufoco e teria condições de continuar sem o mesmo, pois estava com o diferencial traseiro blocado, e colocá-lo no Jeep do Tatu. O jipinho nasceu de novo, começando a passar sem problemas por todos os obstáculos. O Sérgio e o Luís que vinham logo atrás, passaram sem problemas pelo local, sendo somente auxiliados pelo guincho na passagem pela vala.

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Às 9 hs chegamos ao que parecia ser o final da trilha: uma pequena fazenda. Ali fomos informados pelo Sr. Henrique, proprietário do local, que havia mais um pequeno trecho a ser vencido. O Sr. Henrique também nos contou que a trilha não mais deveria ser usada pelos jipeiros, devido à uma autorização governamental para um trabalho de perenização, visando a melhoria da estrada para os moradores locais.

 

 

Reprodução do documento apresentado pelo Sr. Henrique

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

COORDENADORIA DE INFORMAÇÕES TÉCNICAS DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA AMBIENTAL

INSTITUTO FLORESTAL

C.P. 1322 – 01059-970 – São Paulo Brasil – Fone: 952-8555 – Fax (011) 204-8067 – Telex (011)22877 SACR BR

 

Ofício PEJ 59/96

 

São Paulo, 20 de novembro de 1996.

 

Prezada Senhora,

Do ponto de vista da legislação incidente na área, a proposta de perenização da estrada de ligação dos bairros Taquari e Santa Maria foi considerada satisfatória. No sentido de contribuir com essa prefeitura para a viabilização da referida proposta, no entanto, sugerimos que seja contactado o IPT como assessoria técnica através do Programa de Apoio Técnico aos Municípios – PATEM da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e como fonte de recursos, a Defesa Civil Estadual – CEDEC (conforme informações dos autos em anexo).

Em função dos riscos potenciais de degradação do Parque Estadual de Jacupiranga, gerados pela melhoria de trafegabilidade desta estrada, faz-se necessária a adoção das seguintes medidas por parte dessa Prefeitura e comunidade local:

  • obstrução do trecho após a escola do bairro Santa Maria, sentido Paraná, com a construção de valetas e barreiras, impedindo a circulação de veículos, pois encontra-se embargado judicialmente. o acesso devera ser impedido e a passagem destinada a pedestres, exclusivamente.;
  • cessão de funcionários por parte da prefeitura que atuarão sob a supervisão da administração e equipe técnica do PEJ na realização de obras de infraestrutura do parque na região com guarita, portal e placas; orientação a comunidade/publico em geral e fiscalização;
  • controle do uso da estrada;
  • cadastramento da ocupação humana do bairro no interior do parque.

Neste sentido, colocamo-nos a disposição para a formalização de um Termo de Compromisso a ser assumido por essa prefeitura e a comunidade do local, viabilizando tanto a melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas quanto a conservação do Parque Estadual de Jacupiranga e o inicio de sua
implantação em Cananéia.

Aguardando a manifestação de Vossa Excelência.
Cordialmente,

 

 

Oswaldo Porto Ferreira
Diretor Geral
R.G. 3.414.539

 

 

Excelentíssimo Senhor
MARCELO "BIMBO" DOS SANTOS OLIVEIRA ROSA
MD. Prefeito de
Cananéia-SP

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