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Dicas de direção Off-Road
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Lama
Ao se aproximar de um terreno inconsistente e enlameado deve-se aumentar a
velocidade em marcha baixa (segunda ou terceira) e evitar acelerações
exageradas que possam causar a patinagem do veículo. Dirigir muito rápido
em tais condições pode gerar derrapagens e perda de controle. Porém,
dirigindo muito devagar, você não estará utilizando o torque ideal do
motor, prejudicando a tração e conseqüentemente perdendo velocidade.
Em plena lama, as condições mais difíceis estão onde o terreno forma
sulcos e buracos profundos. Nestas situações é aconselhável acelerar com
pequenos solavancos evitando assim a falta de tração no barro que reduz a
velocidade e provavelmente fará seu veículo atolar. Dirigir nos sulcos
variando as acelerações e movendo o volante de um lado para o outro
possibilitará que os pneus tenham uma maior tração evitando patinagens.
Nunca tente esterçar para fora dos sulcos, deixando o volante solto. Sempre
que possível verifique se os pára-lamas não estão cobertos por lama,
pois isto não permitirá que o pneu elimine a lama de sua banda de rodagem.
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Rocha
A habilidade na condução do veículo em terreno rochoso está em manter-se
no nível mais alto possível da região que se esta atravessando. A força
de torção é mais importante que a potência quando se percorre uma
inclinação rochosa. Por isso, manter-se em primeira ou segunda marcha com
uma relação baixa é a melhor coisa. Sempre utilizar velocidade alta para
evitar que os pneus patinem.
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Areia
Em situações com areia não compactada utilize uma relação 4x4 alta, o
que lhe permitirá manter uma velocidade constante; porém, caso o veículo
atole, utilize uma relação mais baixa. A areia não compactada e macia
reduz muito a tração prejudicando a performance do veículo. Tenha em
mente que velocidade contínua é sempre a melhor saída para este tipo de
dificuldade.
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Água
Quando se tem que enfrentar a água é importante que as parte elétricas
estejam bem protegidas. Uma boa idéia é aplicar uma graxa à base de
silicone nas partes vulneráveis.
Lembre-se:
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antes de atravessar riachos é importante inspecionar o percurso; |
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um rio com corrente forte é sinal de água não
lamacenta; corrente fraca pode implicar limo macio e profundo; |
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verificar a profundidade d'água e a presença de limo
com uma pá ou qualquer coisa semelhante; |
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certificar-se se não existem buracos ou rochas grandes
que possam ser obstáculos para a travessia; |
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observar atentamente a margem de entrada e de saída do
rio. |
Em alguns casos é interessante afrouxar a correia da
hélice, evitando que a mesma trabalhe forçada pela água, o que pode
danificá-la. Para se atravessar trechos alagados ou riachos deve-se sempre
utilizar velocidade baixa e segunda marcha. Se no momento da travessia
criar-se uma onda em frente ao veículo, isto significa que a água diante
deste é mais profunda. É importante ressaltar que neste momento cria-se um
vão entre a onda e o veículo que serve como passagem para este, evitando
que a água atinja frontalmente o motor. Aumentando a velocidade, a onda
frontal se quebrará sobre o capo, anulando este efeito. |
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Logo após ter saído d'água, deve-se sempre manter,
por um pequeno período, o pedal de freio levemente pressionado com a
finalidade de restaurar a eficiência dos freios; |
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verificar que o radiador esteja livre de lama e folhas
e, obviamente, assegurar-se de que os pneus não foram danificados no
momento da travessia. |
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Em buracos
Evite forçar o jipe. Procure sempre a melhor passagem quando
deparar com buracos e erosões. Não ande por dentro de rastros fundos, pois
o diferencial poderá ficar preso. Aproveite os pequenos barrancos que se
formam nas laterais da trilha para nivelar o jipe. |
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Em descidas fortes
Use sempre a primeira marcha reduzida. Deixe o
veículo descer sem acelerar. Não freie, pois poderá perder aderência e
capotar. O freio-motor é mais eficiente nestes casos. Se sentir que o
veículo está perdendo aderência, acelere levemente. |
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Em subidas fortes
Não acelere forte. Suba com calma, acelerando
levemente para o veículo não patinar. Se puder entrar embalado com 2ª ou
3ª reduzida, melhor. Não use 1ª reduzida pois assim perderá o embalo e
forçará muito o motor. |
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