Adaptações - Sistema de Direção
O grande problema do sistema de direção em geral é a famosa
"folga". Este problema causa instabilidade do carro e perda de
controle em curvas. A "folga na direção" já é uma famosa
"amiga" do Jeep, pois com o passar do tempo e do uso, todo o sistema
começa a criar folgas na caixa de direção, nos braços, nos pivôs etc. O
correto é reparar o sistema antes que esse possa por em risco a vida dos
ocupantes do veículo, só que pela complexidade do sistema de direção do
Jeep, vários pontos devem ser trocados, ocasionando um custo bastante elevado.
Foi a partir daí que se desenvolveram novos sistemas de direção, com baixa
manutenção, maior simplicidade sem folgas e até com o uso de sistemas de
direção assistidos hidraulicamente.
O sistema de direção original do Jeep, como podemos ver na
figura ao lado identificados por números, possui vários pontos de dobra e
todos eles podem ocasionar folgas, que somadas viram uma tremenda folga. Vamos
nomear os pontos:
- Pivô da roda esquerda
- Pivô da roda direita
- Pivô interno do braço
- Pivô duplo de acoplamento
- Pino mestre
- Pino bola dianteiro da haste
- Pino bola traseiro da haste
- Eixo do sem-fim da caixa de direção
- Folga entre o sem-fim e a barra de direção
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Como podemos ver são 9 diferentes pontos sujeitos a folgas e
que requerem revisão frequente.
Nos próximos itens vamos comparar este sistema com os
sistemas mais utilizados para substitui-lo, analisando suas vantagens e
desvantagens.
Sistema não hidráulico
Normalmente costuma-se usar dois tipos de sistemas de
direção que eram usados nos carros Maverick e Opala. São sistemas parecidos,
mas a caixa de direção do Maverick é a mais recomendada, por sua melhor
dirigibilidade.
Neste sistema a caixa vai acoplada na dianteira do veículo,
no extremo esquerdo do chassis.
Vantagens:
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Baixo custo de aquisição; |
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Possibilidade de reposicionar o volante, melhorando o
conforto do motorista; |
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Direção mais suave; |
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Baixo custo de manutenção; |
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Apenas seis pontos sujeitos a folga. |
Desvantagens:
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Sua aparência no exterior do veículo não agrada a todos; |
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Aumento da razão entre volante e esterço (mais
voltas do volante para o mesmo grau de convergências das rodas) |
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Sistema hidráulico
O mais recomendado neste caso é o sistema de direção do
Opala, que é o mesmo empregado nos jipes Engesa.
As diferenças para o sistema não hidráulico são:
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Caixa de direção; |
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Dutos de óleo hidráulico; |
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Bomba hidráulica acoplada ao motor. |
No restante, quanto à instalação e disposição da caixa,
permanecem iguais ao sistema não hidráulico.
Vantagens:
Além das já descritas no sistema anterior temos:
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Menor razão entre giro do volante por convergência das
rodas; |
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Direção muito mais suave. |
Desvantagens:
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Qualquer vazamento do fluido pode comprometer a
dirigibilidade do veículo, principalmente em trilhas |
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