Conector para Barra Estabilizadora
Markito Amato
Você sabe para que serve a barra estabilizadora do seu jipe?
Ela é a responsável por garantir que seu veículo fique mais
estável em curvas fechadas feitas em alta velocidade. Para tanto, essa peça
"une" as duas pontas de um mesmo eixo formando um só conjunto. Assim,
quando um dos lados do eixo tende a subir, a barra "puxa" a outra
ponta para cima também.
Funciona mais ou menos assim: em uma curva para a direita, em
função da força centrífuga, o jipe tende a tombar para a esquerda. Com essa
inclinação, a ponta esquerda do eixo fica mais próxima do chassis, dada a
compressão da mola. Caso haja uma barra estabilizadora na dianteira, por
exemplo, a ponta direita desse mesmo eixo seria "forçada" a se
aproximar do chassis também. Isso faria com que a frente do veículo
"baixasse", evitando, assim, o tombamento.
Agora tire um tempinho e olhe a suspensão do seu jipe com
atenção. Você vai reparar que a barra estabilizadora não limita, nem
interfere no curso da suspensão, ou seja, no movimento feito para cima ou para
baixo do eixo como um todo. Sua única função, na verdade, é minimizar a
torção da mesma, que pode ser entendida como a situação na qual uma ponta do
eixo está em cima e a outra, embaixo. Essa limitação de movimento significa
um enorme entrave nas trilhas, porque a torção fica totalmente comprometida. E
o que mais importa no off-road é manter as rodas no chão, pois isso significa
tração para transpor os obstáculos. Daí, o costume de se retirar a
estabilizadora na hora de encarar uma lama!
Agora, eu pergunto, para que colocar ou manter uma barra
estabilizadora em um jipe destinado às trilhas?
Bom, se você é como eu, meio "roda-presa", que
não se importa de andar em comboio com jipes antigos e lentos no meio, retirar
a estabilizadora é a solução mais simples. Porém, tenha em mente que seu 4x4
passará a encarar curvas fechadas com mais respeito, o que exigirá prudência
de sua parte.
Por outro lado, se você gosta de velocidade, tanto para
chegar mais cedo na trilha, quanto para garantir um retorno mais rápido para
casa, a barra estabilizadora é um item fundamental. E mais fundamental ainda é
o sistema para desconectá-la.
Pensando nisso, bolei o esquema que aparece no desenho abaixo.
Um sistema simples de fabricar (pode ser feito em casa) e de usar. Para tanto,
antes de entrar na trilha, solte os pinos de fixação e deslize o
"Conector deslizante" (tubo quadrado) para o lado. Daí, prenda-o com
um dos "pinos de fixação" e pronto! Establizadora desligada;
torção garantida! |
Detalhes
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Se você reparar, eu não coloquei dimensões no desenho.
Isso não foi à toa. Como existem diversos tipos de barra, com diâmetros
os mais variados, seria estranho eu disponibilizar algo relativo a uma
somente. Sendo assim, antes de comprar o material, verifique todas as
medidas. Faça o mesmo antes de cortar a barra. Aliás, esse corte não
precisa ser feito extamente no meio da mesma. A única coisa necessária é
a retirada de uma pequena seção da barra, para que não haja contato entre
as pontas e, assim, barulhos de rangido. |
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Ao soldar as extremidades da barra estabilizadora no tarugo
ou tubo quadrado (cor amarela), evite ao máximo o superaquecimento da
peça, soldando pequenos trechos de cada vez. Faça isso alternando os
pontos de solda. Além disso, nem pense em jogar a peça na água para
resfriá-la, pois isso a deixaria dura porém, frágil demais. Vale lembrar
que qualquer solda, por menor que seja, já altera a têmpera do material.
Portanto, o ideal é fazer esse trabalho com calma e em uma segunda barra,
nova ou comprada no ferro-velho. |
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Ao invés de pintar as partes interna do "Conector
deslizante" (cor azul) e externa do tarugo quadrado (cor amarela),
utilize um pouquinho de graxa anti-oxidante. É claro que, se você preferir
e tiver disposição, um tratamento químico deixará a peça com um visual
bem melhor. De qualquer forma, a graxa sempre ajuda. |
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